sexta-feira, 15 de setembro de 2017

As ondas sonoras são ondas mecânicas que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.000 Hertz. Elas originam-se a partir de vibrações do ar que são detectadas pelo tímpano com frequência e amplitude definidas. Veja um exemplo: quando uma bomba explode em determinado ponto, as moléculas que estão no local são comprimidas. Essa compressão vai se propagando ao longo dos meios materiais e origina uma onda sonora que atinge o ouvido. Este a converte em estímulo nervoso que, ao alcançar o cérebro, dá-nos a sensação auditiva chamada som.
As ondas mecânicas precisam de um meio material para serem propagadas. Esse meio pode ser sólido, líquido ou gasoso.

Velocidade das ondas sonoras
A velocidade das ondas sonoras depende do meio no qual ele está se propagando. Sendo que, quanto mais rígido for o meio de propagação, maior será a velocidade. Portanto, a velocidade é maior em meios sólidos, intermediária nos meios líquidos e baixa nos gases. Veja a relação descrita abaixo:
vsólidos > vlíquidos > vgases
Um exemplo: a velocidade de propagação do som no aço é 6000 m/s; na água, é 1480 m/s; e no oxigênio, é 317 m/s

Fonte: http://alunosonline.uol.com.br/fisica/as-ondas-sonoras-.html



domingo, 10 de setembro de 2017

Galileu Galilei

Biografia de Galileu Galilei

Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, inventou a luneta telescópica, idealizou o primeiro relógio e enunciou as leis que regem o movimento pendular. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência.
Galileu Galilei (1564-1642) nasceu em Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Era filho de Vincenzio Galilei, um comerciante de lã e de Giulia Amnannati. Ainda criança, Galileu revelou capacidades raras. Tocava órgão e cítara. Interessado em arte, realizou excelentes pinturas. Possuia grande habilidade manual para fazer brinquedos. Em 1574 a família foi morar em Florença.  Estimulado pelo pai, entrou na Universidade de Pisa no Mosteiro de Camaldolese, a fim de estudar Medicina.
Aos vinte anos, já na Universidade, fez sua primeira descoberta científica. Observando a oscilação do candelabro que pendia do teto da catedral de Pisa, Mediu o tempo de duração das oscilações, usando como "relógio", as batidas de seu pulso e notou que as oscilações eram regulares. Depois de realizar algumas experiências, concluiu que o pêndulo de determinado comprimento leva o mesmo tempo para fazer o mesmo número de oscilações, independente da amplitude da oscilação.
Procurando dar aplicação prática para sua descoberta, sugeriu que se medisse por meio do pêndulo a frequência do pulso dos doentes. Embora tenha desenhado um relógio de pêndulo, ele não chegou a ser construído. Em 1585, estando sem dinheiro, não pode mais continuar como estudante na universidade. Continuou estudando por si mesmo e passou a se dedicar à matemática e valeu-se dela para entrar no mundo da física e da astronomia. Nessa época já criticava as leis do movimento enunciadas por Aristóteles.
Em 1589, convidado pelo grão-duque da Toscana passa a lecionar Matemática na Universidade de Pisa, apesar de ser muito jovem e não ter um título universitário.Três anos depois, assume a cátedra na Universidade de Pádua, onde fica até 1609. É o primeiro astrônomo a construir uma luneta para observar os corpos celestes. Volta à Universidade de Pisa em 1610. Depois de vários estudos demonstra publicamente que "dois corpos de pesos diferentes, caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante".
Galileu Galilei registra a presença de mares, crateras e montanhas na Lua. Publica "História das Manchas e Acidentes do Sol" em 1613. Descobre os quatro satélites de Júpiter – prova de que alguns astros são capazes de orbitar em torno de outros. Observa que Vênus tem as mesmas fases da Lua e conclui que o planeta, como a Terra, também orbita ao redor do Sol. Em 1614 foi acusado de heresia e em 1616 foi proibido de ensinar e defender sua teoria.
Quando Galileu resolvia estudar um assunto, queria verdades completas e vivia em conflito com o poder religioso, que controlava a ciência da época. A igreja julgava e condenava como heresia qualquer ideia contraria ao que a ciência afirmava. Em 1632, defendeu o sistema heliocêntrico na obra "Diálogo" sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo: o Ptolemaico e o Copérnico. Em 1633, foi condenado, pela inquisição, a prisão domiciliar permanente em sua casa de campo em Arcetri, no sul de Florença, Itália. Foi obrigado a renegar suas descobertas.
Galileu Galilei morreu cego em sua casa em Arcetri, no dia 8 de janeiro de 1642. Em 1922 a igreja reconheceu o erro cometido.
Fonte: https://www.ebiografia.com/galileu_galilei/ ( Acesso em 10/09/2017)
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zygMC2XiXwY
https://www.youtube.com/watch?v=2IS7DZeqOao

domingo, 30 de abril de 2017

Aula Prática- Microscopia Óptica
Objetivos:
-Noções básicas do funcionamento do microscópio óptico
-Compreender os componentes do microscópio
-Aprender técnicas básicas de montagem de lâmina
-Preparar uma lâmina histológica de pele de cebola


Microscópio óptico
Definição: O microscópio óptico (M.O.) é um instrumento que permite observar objetos de pequenas dimensões ou invisíveis a olho nu, uma vez que fornece imagens aumentadas devido ao uso de lentes e através do uso de ondas de luz visíveis que iluminam a amostra.
A principal proposta do microscópio é a magnificação (aparente aumento em tamanho) de espécimes. O microscópio também fornece resolução (habilidade de distinguir dois objetos posicionados em alta proximidade). Ou seja, a resolução é a distância mínima pela qual dois objetos podem ser separados e ainda serem distinguidos como separados. Exemplo: microscópio de resolução de 200nm irá revelar objetos que estão a 100nm de distância como apenas uma imagem sólida ao invés de duas. 

Montagem de lâminas para microscopia

Fixação: Após a coleta da amostra biológica, é necessário preservar as estruturas e composição desse material, impedindo a ação de bactérias. O processo que promove essa preservação do material biológico é denominado fixação e pode ser realizado por diversos métodos: aquecimento, resfriamento (físico), ou pelo uso de uma substância denominada formol (químico).

Desidratação: A desidratação é feita através de banhos em álcool em concentrações crescentes. A graduação nas concentrações permite a desidratação homogênea dos tecidos, evitando danos na estrutura tecidual. Após a desidratação é feito o clareamento para substituir o etanol presente.

É fundamental que a espessura do tecido para análise seja fino/ delgado o suficiente para a luz do microscópio atravessar a amostra e permitir a visualização em microscópio de luz. Portanto, em muitos casos, a parafina é utilizada no processo denominado inclusão a fim de enrijecer o tecido e permitir um corte em espessura delgada.

Coloração: Os cortes de tecidos apresentam-se incolores, portanto, colorações específicas são utilizadas para visualizar e diferenciar as estruturas específicas.
Hematoxilina com Eosina (HE) é a combinação de coloração mais utilizada. A Hematoxilina cora em azul ou violeta e a Eosina, em cor-de-rosa.

Aula prática: Preparação de lâmina histológica de célula vegetal de cebola

ObjetivoPreparar, corar e observar uma lâmina histológica de uma célula vegetal de pele de cebola.
MaterialLâmina, lamínula, pipeta de Pasteur, água destilada, cebola, pinça, microscópio, álcool etílico, corante azul de metileno, placa de Petri.
Método:
1) Tirar uma camada da cebola e retirar uma película da cebola;
2) Depois da retirada da película, colocá-la em uma placa de Petri e adicionar algumas gotas de corante. Aguardar por 5 minutos;
3) Colocar o álcool etílico sobre as películas até encobri-las e deixar por 5 minutos;
4) Colocar a película na lâmina e lavar com álcool duas vezes e, depois, com água destilada;
5) Deixar a lâmina secar naturalmente, colocar a lamínula e levar ao microscópio para a visualização.

Material de apoio